27/06/13

Professores em luta - valeu a pena!

Ao longo das últimas semanas, a luta dos professores em defesa das suas condições de trabalho, da dignidade da profissão docente e da qualidade da Escola Pública atravessou uma fase que foi intensa e difícil, mas foi proporcionalmente gratificante.
Mais uma vez se confirmou que, quando um grupo profissional se mobiliza, organizadamente e em unidade, com objetivos claros e formas de luta adequadas, é  sempre possível  construir vitórias, ainda que parciais. 
Podem não ser certas as conquistas. Podem os ministérios, que agora cedem à pressão da luta, tentar, amanhã ou daqui a uns meses, reverter os compromissos que foram obrigados a assinar.
Certamente o tentarão, mas sabem a força e a determinação que enfrentam.
No momento em que o ministro Crato decidiu requisitar todos os professores para o serviço de exames do passado dia 17, o efeito produzido foi o oposto do pretendido. A indignação provocada por esse atropelo trouxe para a greve professores que estavam, até aí, menos mobilizados e que se sentiram usados como se fossem um contingente de potenciais fura-greves disponíveis para substituirem os colegas em luta. A resposta foi o crescimento da mobilização e a adesão clara de mais de 90% dos professores e educadores.
 Este processo de luta foi uma lição e este fim de ano letivo foi um tempo de aprendizagem para muitos docentes e para outros trabalhadores que, por vezes, chegam a pensar que as políticas dominantes são imparáveis
Lutar valeu a pena. 
Vale sempre a pena!

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Mais uma vez podemos afirmar, vale a pena lutar. No caso dos professores , a vitória foi evidente.
Portanto continuemos a luta, continuamente.

Um beijo.